COLÓQUIO BRASIL-ARGENTINA: PROCESSOS HISTÓRICOS E NARRATIVAS AUDIOVISUAIS
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PROGRAMAÇÃO
1º Dia – 13 de junho
Manhã
8:30 – 9:30 – Credenciamento
9:30 – 10:00 – Welcome Coffee
10:00 – 12:00 – Mesa de Abertura: A massificação da televisão e as representações do maio de 1968 no Brasil e na Argentina
Mirta Varela (UBA) – Imagens e sons de 68: entre a televisão e o arquivo.
Ana Paula Goulart Ribeiro (UFRJ) – Política e TV: imagem, veiculação e registro.
Mediação: João Freire Filho (UFRJ)
Tarde
14:00 – 16:00 – Mesa 1 – Narrativas audiovisuais e vestígios do passado
Luciana Corrêa de Araujo (UFSCAR) – Nobleza gaucha e Aitaré da Praia: o campo e a cidade no cinema silencioso latino-americano.
Flávio Rocha (UFSCAR) – Super8 e literatura marginal na Mostra Marginalia 70.
Maria Ines Dieuzeide Santos Souza (UFSCAR) – Documentário e animação: possibilidades de escrita da memória.
Cleonice Elias da Silva (PUC/SP) – O melodrama na América Latina: o cinema além das lágrimas.
Anderson Lopes e Regiane Ribeiro (UFPR) – Literatura de cordel e hibridização cultural na teledramaturgia: o passado e o presente num diálogo entre as matrizes culturais e os formatos industriais em Cordel Encantado.
Mediação: Renata Rezende (UFF)
16:00 – 16:30 – Coffee break
16:30 – 18:30 – Mesa 2 – Memória e identidade nas narrativas audiovisuais
Ada Cristina Machado da Silveira (UFSM) – A desconstrução da irmandade platina: mídia e sentimento de pertença supracional.
Diego García Ramírez (UFRJ) – Televisão regional na Colômbia: três décadas ajudando a construir um país pluralista e intercultural.
Guilherme Fernandes (FBN) – O amor entre Glorinha e Roberta: identidades de orientação sexual e de gênero na telenovela O Rebu de Bráulio Pedroso.
Marina Caminha (Universidade Maurício de Nassau) – Televisão, o futuro será: a consolidação de uma cultura televisa visualizada nas performances midiáticas e juvenis dos anos de 1980.
Renata Rezende (UFF) - Os usos do passado na produção audiovisual documental
Mediação: Ana Paula Goulart Ribeiro (UFRJ)
2º Dia – 14 de junho
Manhã
8:30 – 10:30 – Mesa 3 – O ficcional e o documental nos processos de representação do passado
Simone Maria Rocha, Matheus Luiz Couto Alves e Lívia de Oliveira Fernandes (UFMG) – A história através do estilo televisivo: a Revolta da Vacina na telenovela Lado a Lado.
Roberto Abdala Júnior (UFG) – Em busca de um papel histórico para a teleficção: a minissérie Anos rebeldes e a cultura histórica brasileira dos anos 1980.
Alexandre Thiago Tibery Lima Maluf (PUC-Rio) – Audiovisual a serviço da história e da verdade: documentários retratando a ditadura militar brasileira.
Teresa Cristina Fazolo Freire (PUC-Rio) – O cinema como narrativa da história não oficial.
Claudia Regina Adrianzen Lapouble (UFMG) – Mise-en-scénes do deserto.
Mediação: Marialva Barbosa (UFRJ)
10:30 – 11:00 – Coffee break
11:00 – 13:00 – Mesa 4 – Políticas e circuitos de produção audiovisual
Pedro Lapera (FBN) – Cinematographo de tinta e papel: anotações sobre consumo cinematográfico no Rio de Janeiro (1896-1916).
Artur Autran (UFSCAR) – A Guerra Gaúcha: o cinema argentino no Brasil (1935-1945).
Carlos Eduardo Pinto de Pinto (UFF) – Cinema Novo e CPC: os embates em torno de Cinco Vezes Favela (1962).
Ana Lúcia Nunes (UBA) – A produção não ficcional no vídeo popular.
Emerson Dias (UERJ/UEL) – Televisão e pioneirismo: um olhar historiográfico sobre as cinco primeiras TVs do interior do Brasil.
Mediação: Suzy dos Santos (UFRJ)
Tarde
14:00 – 16:00 – Mesa 5 – O audiovisual no contexto da ditadura e da redemocratização
Patricia Furtado Mendes Machado (UFRJ) – As trajetórias de imagens de um cortejo fúnebre em março de 68 no Brasil.
Paola Margulis (UBA) – Narrativas da transição democrática Argentina: uma análise dos filmes La República Perdida I e II e Evita, quien quiera oír que oiga.
Alcilene Cavalcante (IFG) – O passado em dois tempos: filmes de Yamasaki e de Bemberg.
Fernanda Maurício da Silva (UNIP) – Em busca de um telejornalismo legítimo e de qualidade: as críticas de Artur da Távola dos anos 1970.
Jemima Bispo de Jesus (UFJF) e Iluska Coutinho (UFJF) – Um olhar sobre a TV Cultura: considerações de Vlado sobre a emissora pública durante a década de 1970.
Mediação: Igor Sacramento (UFRJ)
16:00 – 16:30 – Coffee break
16:30 – 18:30 – Mesa de encerramento – Militância e multidão nas narrativas audiovisuais do maio de 1968 no Brasil e na Argentina
Marialva Barbosa (UFRJ) – 1968 e a multidão como massa: televisão e imagens políticas da memória e do esquecimento.
Igor Sacramento (UFRJ) – Os jovens, a política e o lazer: imagens televisivas da juventude de 1968.
Mediação: Bruno Campanella (UFF)
18:30 – 19:00 – Confraternização.
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